Ser professor de liceu no Estado Novo português: o discurso dos professores na imprensa pedagógica
2002; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)History of Education in Spain
ResumoO presente artigo tem por objectivo analisar as representacoes dos professores de liceu sobre eles proprios e sobre a profissao, tal como sao veiculadas pela imprensa pedagogica. Utilizaremos como fonte uma das principais revistas pedagogicas do seculo 20 portugues - a Labor (1926-1973) -, escrita por professores de liceu e dirigida a esses mesmos professores. O periodo em analise abrange o chamado Estado Novo portugues, um periodo dificil e contraditorio, por via dos constrangimentos politico-ideologicos, no que se refere a afirmacao de uma profissionalidade docente. Sera utilizada a literatura recente sobre a profissao docente no sentido de esclarecer o percurso passado da profissao e no pressuposto de que a (re)construcao da sua memoria e uma condicao importante da afirmacao da identidade profissional dos professores. Palavras-chave: profissional, artesao, intelectual. Abstract This paper intends to analyze high school teacher’s representations about themselves and their profession, just as these representations are conveyed by the pedagogical press. Our source is one of the main journals of education directed toward high school teaching and written by teachers - Labor (1926-1973). The period under analysis essentially includes the so-called portuguese New State , a difficult and contradictory period in terms of assertion of teaching professionalism, due to the political and ideological constraints. We shall use recent Iiterature about the teaching profession in terms of clarifying the profession's past direction and under the supposition that the (re)construction of its memory is an important condition in the assertion of teacher’s professional identity. keywords: professional, artisan, intellectual.
Referência(s)