Artigo Acesso aberto Revisado por pares

OS JOGOS ELETRÔNICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM NA VISÃO DE J. P. GEE

2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 10; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.36411

ISSN

1679-1916

Autores

Marco Antônio Bomfoco, Victor de Abreu Azevedo,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

A importância dos jogos para a aprendizagem é reconhecida por autores clássicos da psicologia. Este texto explora a aprendizagem nos jogos eletrônicos a partir da contribuição de James Paul Gee (2004, 2008 e 2009). Para isso, apresenta os conceitos de domínio semiótico e de princípios de aprendizagem desenvolvidos pelo autor. Segundo Gee, há diferentes domínios semióticos que podem se relacionar entre si. No domínio semiótico dos jogos eletrônicos, vários princípios de aprendizagem importantes à vida contemporânea podem ser desenvolvidos. Os jogos eletrônicos, além de apresentarem conteúdo, promovem aprendizagens que podem ser transpostas a outros domínios semióticos. A educação, nos seus diversos âmbitos, pode se beneficiar deste formato cultural.

Referência(s)