Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ATIVIDADES BASEADAS NO PROGRAMA "MÃO NA MASSA"

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172013150208

ISSN

1983-2117

Autores

Luan da Costa Ramos, Luciana Passos Sá,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

No presente trabalho tivemos o objetivo de promover a alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos por meio de atividades investigativas pautadas nos princípios do projeto "Mão na Massa". Foram realizadas atividades relacionadas à flutuabilidade dos objetos, envolvendo conceitos como densidade, empuxo, pressão, superfície de contato, dentre outros. Na análise dos dados utilizamos como referencial teórico os Indicadores de Alfabetização Científica, propostos por Sasseron e Carvalho. Buscamos identificar, em falas e desenhos dos alunos, indícios do emprego desses indicadores para, com isso, verificar se a alfabetização científica foi favorecida com a proposta. As atividades tiveram boa receptividade dos alunos e os resultados apontam para a necessidade de melhorias na qualidade do ensino de ciências praticado nessa modalidade de ensino.

Referência(s)