Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensino de Sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade

2011; Centro de Estudos Educação e Sociedade, CEDES; Volume: 31; Issue: 85 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32622011000300004

ISSN

1678-7110

Autores

Amaury César Moraes,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Embora as cronologias se apresentem como fruto de uma objetividade de datas, tais datas estão marcadas por uma escolha, e tal escolha já é índice de interpretação. As datas estão longe de ser dados indiscutíveis são construídas também, tal como os fatos históricos: fazem parte de uma versão. No caso da Sociologia, a interpretação corrente sobre sua presença/ausência na escola média se deveria a contextos ideologicamente marcados: em períodos democráticos, a Sociologia está presente; em períodos autoritários, ela está ausente. Nossa hipótese é de que essa interpretação decorre da perspectiva dos que são a favor da obrigatoriedade da disciplina, que dizem que a Sociologia, por ser crítica, é uma ameaça ao regime, sendo então excluída. Para nós, outros fatores condicionaram essa intermitência, em especial a formação de uma burocracia educacional responsável por administrar o currículo.

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