Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O REENCONTRO DAS DIFERENÇAS ATRAVÉS DE PRÁTICAS CURRICULARES INTERCULTURAIS

2013; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1809-3876

Autores

Teodoro Adriano Costa Zanardi,

Tópico(s)

Linguistic Education and Pedagogy

Resumo

Trata-se de artigo fruto de pesquisa realizada na Alemanha sobre praticas curriculares comprometidas com uma educacao intercultural. Desenvolvida sob uma perspectiva libertadora, a pesquisa busca expor a estreita relacao entre a interculturalidade e a Pedagogia do Oprimido atraves da exposicao do cotidiano de uma escola fundamental da periferia de uma grande metropole alema onde a presenca das diferencas e personificada por um quadro multicultural que se efetiva na Europa pos-guerra. Este reencontro entre outrora colonizadores e colonizados traz novas referencias para uma pratica pedagogica comprometida com a autonomia, a liberdade, a solidariedade, o dialogo e a pronuncia da palavra, revelando como praticas educativas comprometidas com a integracao se relaciona intrinsecamente com a teoria de Paulo Freire. A investigacao se desenvolveu pela abordagem qualitativa, tendo como focos o Plano de Integracao alemao, o Projeto Curricular do Estado da Renânia do Norte-Vestfalia e o cotidiano de uma escola publica de ensino fundamental deste Estado.

Referência(s)