
O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica
2015; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22421/1517-7130.2015v16n1p59
ISSN1517-7130
AutoresRaphael Raniere de Oliveira Costa, Soraya Maria de Medeiros, José Carlos Amado Martins, Rejane Maria Paiva de Menezes, Marília Souto de Araújo,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoO processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem.
Referência(s)