Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O uso da simulação no contexto da educação e formação em saúde e enfermagem: uma reflexão acadêmica

2015; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22421/1517-7130.2015v16n1p59

ISSN

1517-7130

Autores

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Soraya Maria de Medeiros, José Carlos Amado Martins, Rejane Maria Paiva de Menezes, Marília Souto de Araújo,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

O processo de formação em saúde tem passado por diversas mudanças no contexto contemporâneo, tornando-se relevante averiguar as modalidades metodológicas e conhecer os impactos atribuídos a estas transformações. Neste sentido, o estudo tem por objetivo refletir sobre as perspectivas atuais de ensino e aprendizagem no contexto da formação em saúde e enfermagem a partir do uso da simulação enquanto metodologia ativa. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. Para a análise dos resultados, utilizou-se a Análise de Contexto (AC). Foram utilizadas as seguintes camadas interativas: a simulação como contexto imediato, as metodologias ativas como contexto específico, educação e formação em saúde como contexto geral e a formação em saúde como metacontexto. Reflete-se sobre a simulação enquanto método dinâmico e instrumento auxiliar de ensino-aprendizagem em saúde e enfermagem. Espera-se que as reflexões tecidas permitam a construção de conceitos que circundem a complexidade da formação em saúde e, em especial, a formação em enfermagem.

Referência(s)