
A SÉRIE “MODEL PLEASURE” DE SILVIA KOLBOWSKI: UM NOVO OLHAR PARA FIGURA FEMININA NA PUBLICIDADE
2014; Issue: 4 Linguagem: Português
10.15210/sha.v0i4.4929
ISSN2237-1923
AutoresWrege Raquel Casanova dos Santos, Bonilha Caroline Leal,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO presente artigo busca a compreensao do modo como se da a representacao do corpo feminino contemporâneo nas imagens de revistas publicitarias. Tambem busca analisar os diferentes processos de identificacao do sujeito feminino com essas imagens e a apropriacao das figuras pela artista contemporânea Silvia Kolbolwiski. A pesquisa partiu da analise de imagens femininas publicitarias impressas destacando-se a superficialidade e o carater irreal das figuras representadas. Numa segunda etapa, definiu-se a relacao do leitor/observador com essas imagens. Logo apos, surgiu como objeto de estudo, o olhar critico da artista contemporânea Silvia Kolbolwski em sua serie “Model Pleasure” desenvolvida entre 1982-1983, na qual utiliza imagens de moda e publicidade refotografadas e compostas em forma de grades. Para obtencao dos dados realizou-se pesquisa teorico bibliografica, em livros e sites que abordavam o tema, incluindo-se ai os trabalhos de John Berger (1987) em “Modos de ver”, Suely Rolnik (1997) com o texto “Toxicomanos de identidade. Subjetividade em tempo de globalizacao”, “Sociedade do espetaculo” de Guy Debord (2003), Naomi Woolf (1992) com o livro “O mito da beleza” e Whitney Chadwick (1992) com “Arte, mujer y sociedade”. Para discutir questoes relacionadas a arte contemporânea serao utilizados os textos de Nicolas Bourriaud (2003), “O que e um artista (hoje)?” e “Pos-Producao- Como a arte reprograma o mundo contemporâneo”. Palavras-chave: publicidade, subjetividade, imagem feminina, Silvia Kolbowski
Referência(s)