PEGADA HÍDRICA DOS CONSUMIDORES VEGETARIANOS E NÃO VEGETARIANOS

2013; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18391/qualitas.v14i1.1710

ISSN

1677-4280

Autores

Kettrin Farias Bem Maracajá, Vicente de Paulo Rodrigues da Silva, José Dantas Neto,

Tópico(s)

Wastewater Treatment and Reuse

Resumo

O conceito de pegada hidrica (PH) tem sido recentemente introduzido como um importante indicador do consumo de agua humano. A PH e definida como o volume total de agua utilizada durante producao e consumo de bens e servicos, bem como o consumo direto de agua pelos seres humanos. O objetivo deste artigo consiste em determinar a PH de consumidores vegetarianos e nao vegetarianos com diferentes niveis de renda familiar. Um estudo de caso foi conduzido com habitantes da cidade de Caico, no Estado do Rio Grande do Norte, para determinar o volume total de agua doce consumida e poluida para a producao de bens e servicos utilizados por esses consumidores. A pesquisa analisou aspectos qualitativos e quantitativos, a partir de um estudo de caso. Os resultados indicaram que, em media, a PH do consumidor vegetariano representa 58% do consumidor nao vegetariano. Os consumidores nao vegetariano do sexo feminino tem PH 10-13% menor do que aquele do sexo masculino enquanto os consumidores vegetarianos do sexo feminino tem PH menor do que do sexo masculino em apenas 5,8%. A PH do consumidor aumenta linearmente com a sua renda familiar, com coeficiente de determinacao de ate 0,95 no caso do grupo com a menor renda familiar. A pegada hidrica da populacao aumenta em funcao da renda familiar e diminui de acordo com os habitos alimentares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX