
Visibilidade de Notícias no Twitter e no Facebook: Análise Comparativa das Notícias mais Repercutidas na Europa e nas Américas
2013; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.25200/bjr.v9n1.2013.510
ISSN1981-9854
AutoresGabriela da Silva Zago, Marco Bastos,
Tópico(s)Digital Marketing and Social Media
ResumoO artigo identifica e compara as notícias mais repercutidas no Twitter e no Facebook em jornais do Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. O recorte inclui 8 dos jornais de maior circulação nos 5 países, perfazendo um conjunto de 40 jornais. O volume de “retuites” e “curtidas” foi utilizado para avaliar a visibilidade da notícia. Links postados no Twitter e mensagens postadas pelos jornais no Facebook foram coletados durante duas semanas em outubro de 2012. Nós analisamos o conteúdo das 25 mensagens mais replicadas em cada jornal e rede social e encontramos características culturais e diferenças editoriais significativas entre países em função dos conteúdos que circularam nas redes sociais durante o período. Os resultados também oferecem uma confirmação empírica da percepção generalizada de que o Facebook é utilizado majoritariamente para conteúdos ligados ao entretenimento e curiosidades, e o Twitter para a cobertura de eventos políticos, econômicos e sociais.
Referência(s)