Artigo Revisado por pares

A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: O TEOR TESTEMUNHAL

2010; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 4; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

1982-5625

Autores

Fernanda Andrade do Nascimento Alves,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

O presente artigo traca um percurso de leituras que tratam da narrativa testemunhal para propor um dialogo entre a peca A morte e a donzela, do escritor chileno Ariel Dorfman, e o filme Que bom te ver viva, da diretora brasileira Lucia Murat. Em ambas as obras, estao em discussao a figura do sobrevivente e a superacao de um trauma – na primeira, por meio da encenacao do julgamento do torturador; na segunda, por meio da maternidade. A MORTE E A DONZELA E QUE BOM TE VER VIVA: EL TENOR TESTIMONIAL El presente articulo traza un recorrido de lecturas que tratan de la narrativa testimonial para proponer un dialogo entre la obra teatral A morte e a donzela, del escritor chileno Ariel Dorfman, y la pelicula Que bom te ver viva, de la directora brasilena Lucia Murat. En ambas obras, estan en tela de juicio la figura del sobreviviente y la superacion de un trauma – en la primera, por medio de la escenificacion del juicio del torturador; en la segunda, por medio de la maternidad.

Referência(s)