Qualidade em educação pré-escolar
2014; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17575/rpsicol.v23i2.326
ISSN2183-2471
AutoresTeresa Leal, Ana Madalena Gamelas, Isabel Abreu‐Lima, Joana Cadima, Carla Peixoto,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoNo período de 1992 a 2007 Joaquim Bairrão, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, coordenou vários estudos que produziram um conjunto de conhecimentos sobre diferentes tipos de características de contextos de educação pré-escolar e sobre a relação entre essas características e o desenvolvimento das crianças. Este artigo pretende ilustrar o percurso de investigação da equipa coordenada por Joaquim Bairrão na área da qualidade em educação pré-escolar. Salientamos nesta ilustração o estudo que marca o início deste percurso, o Estudo Internacional sobre Educação e Cuidados de Crianças em Idade Pré-Escolar (1992-1998), sendo ainda apresentados resultados de alguns estudos subsequentes desenvolvidos pela equipa. É efectuada uma reflexão sobre o conjunto de dados obtidos, discutindo-se o seu significado no contexto actual da educação pré-escolar.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.326
Referência(s)