Artigo Produção Nacional

POLÍTICAS CURRICULARES DO ESTADO BRASILEIRO, TRABALHO DOCENTE E FUNÇÃO DOS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 15; Issue: 39 Linguagem: Português

ISSN

1982-0305

Autores

Branca Jurema Ponce, Sanny Silva da Rosa,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O artigo discute, a partir do conceito gramsciano de intelectual orgânico, as funcoes que os professores, distribuidos em patamares hierarquicos distintos no interior dos sistemas de ensino, vem desempenhando na conducao de politicas educacionais. No centro do debate discute-se o lugar dos sujeitos nos processos de formulacao e desenvolvimento de dois programas curriculares de sistemas publicos no estado de Sao Paulo, com base em estudos vinculados a um projeto de pesquisa sobre politicas curriculares para a educacao basica. Concluimos que a interpretacao do sentido politico da ambivalencia de muitos educadores frente a programas que restringem a autonomia do trabalho docente e chave para pensar possibilidades de projetos contra-hegemonicos as atuais politicas.

Referência(s)