Artigo Revisado por pares

O estudo das marcas territoriais em prol do desenvolvimento turístico: o caso de Guimarães, capital européia da cultura em 2012

2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1677-6976

Autores

Patrícia Feronha Wielewicki,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O presente texto propoe-se a apresentar um estudo baseado na captacao e analise de imagens da marca territorial da cidade de Guimaraes – Portugal, tendo em vista que esta sera uma das Capitais Europeias da Cultura em 2012. Atualmente aponta-se a percepcao positiva das marcas territoriais como um fator capaz de alavancar economias, e nesse sentido, a projecao coerente da identidade e da imagem de um territorio pode se tornar um importante instrumento de desenvolvimento turistico. O referencial teorico da pesquisa permeia os campos de estudo do turismo, da gestao territorial e do planejamento estrategico urbano, e culmina em um estudo de caso de cunho qualitativo baseado em entrevistas junto aos grupos de emissores das imagens de marca (representantes locais) e aos grupos de receptores destas imagens (moradores e turistas) de Guimaraes. Diante das informacoes captadas, por meio de uma analise, almeja-se detectar forcas, fraquezas e oportunidades de intervencao no espaco, visando fortalecer a marca territorial e consequentemente o turismo em Guimaraes.

Referência(s)