Alfabetização e educação básica no Brasil.

1990; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 75 Linguagem: Português

ISSN

2178-2229

Autores

Bernardete A. Gatti, Rose Neubauer da Silva, Yara Lúcia Espósito,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Numa perspectiva que considera a educacao no contexto social, apresentam-se as taxas de analfabetismo no pais ate 1987, com suas gritantes diferencas regionais, a partir de fontes diversas (PNADs, dados do MEC e da UNICEF). Essas taxas estao associadas ao atendimento das redes de ensino basico cuja expansao quantitativa, notavel nas decadas de 40e 50, mostra tendencia declinante na ultima decada. Apesar disso, o grande desafio atual nao e o do acesso a escola, mas o da permanencia nela; e, quanto ao contingente de adultos analfabetos, a sociedade nao se tem mostrado capaz de incorpora-los a cultura letrada. A taxa de 21% de analfabetos de 15 anos e mais nao e disfuncional em relacao a organizacao socio-politica do pais, mas corresponde de forma inequivoca ao modelo de desenvolvimento adotado ate hoje. Erradicar o analfabetismo e o semi-analfabetismo impoe-se como uma revolucao necessaria na politica educacional, para a qual sao imprescindiveis a vontade politica e a mobilizacao da sociedade.

Referência(s)