A EDUCAÇÃO INDÍGENA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DO POVO INDÍGENA KIRIRI
2013; Linguagem: Português
ISSN
1982-3916
AutoresJailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Edinéia Tavares Lopes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das contribuicoes que os saberes tradicionais trazem para o aperfeicoamento dos saberes escolares na perspectiva dos povos indigenas Kiriri. Os informantes da pesquisa foram 15 alunas e 09 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual da comunidade de Mirandela , no municipio de Banzae – BA. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a analise documental e o questionario. Inferimos atraves da analise dos dados coletados que os saberes tradicionais contribuem significativamente para a construcao dos saberes escolares, uma vez que estes consideram a escola na comunidade como um elemento muito importante para o desenvolvimento da comunidade.
Referência(s)