A EDUCAÇÃO INDÍGENA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS SABERES ESCOLARES NA PERSPECTIVA DO POVO INDÍGENA KIRIRI

2013; Linguagem: Português

ISSN

1982-3916

Autores

Jailda Evangelista do Nascimento Carvalho, Edinéia Tavares Lopes,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das contribuicoes que os saberes tradicionais trazem para o aperfeicoamento dos saberes escolares na perspectiva dos povos indigenas Kiriri. Os informantes da pesquisa foram 15 alunas e 09 alunos do 6° ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Estadual da comunidade de Mirandela , no municipio de Banzae – BA. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a analise documental e o questionario. Inferimos atraves da analise dos dados coletados que os saberes tradicionais contribuem significativamente para a construcao dos saberes escolares, uma vez que estes consideram a escola na comunidade como um elemento muito importante para o desenvolvimento da comunidade.

Referência(s)