ESTRATÉGIAS DE CONTROLE EM TAREFA INTERCEPTATIVA SIMULADA EM AMBIENTE VIRTUAL
2012; Fédération internationale d'Education physique; Volume: 82; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2412-2688
AutoresTatiane Flávia de Oliveira, Bruno Secco Faquin, Leonardo Moraes de Rezende, Josiane Medina Papst,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo comparou o desempenho, em tarefa de interceptacao, em funcao de diferentes estrategias de controle motor (pre-programacao, programacao e reprogramacao). Para tanto, nove participantes (media de 27 anos) realizaram a tarefa de acionar um botao logo que um objeto em deslocamento chegasse ao final de sua trajetoria percorrida em ambiente virtual. Na pre-programacao foi utilizada uma velocidade constante, na programacao tres velocidades constantes distintas, e na reprogramacao repeticoes da velocidade constante (80% de probabilidade) e velocidade aleatoria (20% de probabilidade) com aumentado da velocidade no meio da trajetoria. Foram analisados os erros constante, absoluto, quadratico e variavel. Os resultados para o erro constante indicaram efeito significante (F2,16= 11,75; P= 0,001), em que houve maior erro na reprogramacao em comparacao a pre-programacao (P= 0,004) e a programacao (P= 0,019). Nao foi verificada diferenca para os erros absoluto (F2,16= 1,493 P= 0,254), quadratico (F1,9= 0,833 P= 0,400) e variavel (F1,8= 0,875 P= 0,381). Na pre-programacao e programacao a tendencia direcional foi de respostas antecipadas, enquanto na reprogramacao as respostas foram atrasadas. A vantagem na pre-programacao ocorreu em funcao das especificacoes dos parâmetros de controle no movimento antecipadamente. A reprogramacao pode ser explicada pelo maior tempo necessario nos estagios de processamento de informacao (identificacao, selecao e programacao da resposta) para readequar a resposta.
Referência(s)