
As mulheres boas vão para o céu, as mulheres más vão para qualquer lugar: a representação social da prostituição na hotelaria de Juiz de Fora-MG
2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Inglês
ISSN
1677-6976
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoNeste artigo, busca-se desenvolver uma analise sobre a identidade das garotas de programa que possuem relacionamentos com turistas que frequentam os hoteis de luxo da cidade de Juiz de Fora. Objetiva-se trazer a luz como e o comportamento de algumas prostitutas dessa cidade, o enredo que as conecta com hoteis e turistas, analisando seus discursos, seus desejos, seus limites, e sua identidade. Atraves de revisao bibliografica e de entrevistas, mostra-se alguns juizos de valor que sao lancados sobre esse sujeito e quais as racionalizacoes sao feitas a fim de proteger sua identidade. Considerando as prostitutas importantes atores sociais, busca-se conhecer suas categorias de pensamento. Por fim, tenta-se conceber o fato de que, ainda que nao declaradamente, as prostitutas fazem parte do sistema de turismo da cidade de Juiz de Fora atraves do seu contato com os hospedes, comprovando os dizeres de Mauss no qual o turismo e concebido como um fenomeno social total. Palavras-chave: Prostitutas; turistas; hoteis; identidade; estigma. Abstract: This paper aims to develop an analysis about the prostitute's identity and their relationship with tourists who go to the luxurious hotels of Juiz de Fora city. The desire is to bring light upon the prostitute's behavior, and the link between them, the tourists and the hotels, analyzing their discourses considering them as important social actors. It also wants to evaluate the kinds of judgments thrown upon these personages, the type of rationalization searched in order to protect their identities, in such way, trying to find out their thoughts categories. Finally, it tries to conceive the fact that, even not being declared, the prostitutes make part of the tourism system at Juiz de Fora city, thru their contact with the guests, proving, according with Mauss, that tourism can be conceived as a total social phenomena. Key-words: Prostitutes; tourists; hotels; identity; stigma.
Referência(s)