Artigo Produção Nacional

Com quantos domínios se faz um bom enunciador? Reenunciação proverbial e metáfora conceptual na argumentação

2013; Uniabeu; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

2179-5037

Autores

Patrícia Ferreira Neves Ribeiro, Leonardo Nazar,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

No dominio jornalistico, observamos a grande circulacao de enunciados proverbiais. Trata-se, inclusive, de fenomeno produtivo em artigos de opiniao tipicos do jornalismo dirigido a elite intelectualizada. Nesse caso, entretanto, esses enunciados sofrem, frequentemente, um desvio, a que Gresillon e Maingueneau (1984) designaram por detournement . Nesta pesquisa, nosso interesse recai, justamente, sobre proverbios passiveis de recriacao. Alem disso, interessa-nos ver como uma metafora conceptual subjacente a superficie linguistica desses proverbios (LAKOFF, TURNER, 1989) pode contribuir para o sucesso argumentativo do referido “desvio”. No corpus deste trabalho, pretendemos compreender a relacao semântica entre os dominios de conhecimento projetados nessas metaforas e os refletidos nos novos termos impelidos aos proverbios. Sob a otica da Teoria da Metafora Conceptual (LAKOFF, JOHNSON, [1980]/2003), escolhemos, para a composicao do corpus , as recriacoes que, de alguma forma, colocassem essa projecao em evidencia. Servimo-nos tambem das reflexoes de Dominique Maingueneau (2008), vislumbrando analisar como, atraves da recriacao proverbial, os enunciadores organizam suas argumentacoes. Na amostragem das recriacoes proverbiais, investigamos o real engajamento dos enunciadores em suas atividades de producao e de interpretacao, valendo-se ora de processos de “literalizacao” das metaforas subjacentes, ora de procedimentos de extensoes ou elaboracoes efetuadas a partir de componentes da historia-fonte.

Referência(s)