Artigo Produção Nacional

Mídias-educação e o jornal na sala de aula - um estudo comparativo dos projetos vamos ler em dois jornais paranaenses: Jornal da Manhã e Tribuna do Norte

2009; University of Szeged; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2064-7964

Autores

Zeneida Alves de Assumpção,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Este trabalho discute a relevância das midias na sala de aula como recurso pedagogico, apresentando um estudo comparativo dos projetos Vamos Ler, em dois jornais paranaenses: Jornal da Manha (Ponta Grossa) e Tribuna do Norte (Apucarana). A pesquisa analisa a presenca e visibilidade do espaco ocupado pela composicao grafica (texto, ilustracao, titulos), mensagens (materias) e teoria do agendamento mais representativa nesses dois projetos. A metodologia utilizada e a pesquisa bibliografica, analise morfologica e de conteudo (quantitativa). Foram analisadas 14 edicoes do Vamos Ler (Jornal da Manha) e 17 edicoes do Vamos Ler (Tribuna do Norte), no periodo de agosto a novembro de 2010.

Referência(s)