A importância dos contos de fadas como instrumento de trabalho para a psicoterapia infantil

2014; Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2238-9709

Autores

Cleonice Zatti, Cristina Dariano Kern,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Diversas criancas encontram-se em sofrimento psiquico, seja por vivencias traumaticas nao elaboradas ou por situacoes do meio no qual vivem: ambientes complexos e violentos. Essa e a realidade tambem observada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com o intuito de melhor entender o modo de ajudar essas criancas, replicou-se a pesquisa desenvolvida na Franca por Celso Gutfreind (2003), na qual a experiencia clinica em psicoterapia infantil de grupo se deu por meio dos contos. O estudo de caso que sera apresentado surgiu a partir de uma pesquisa com um grupo de criancas em uma creche comunitaria, criado pelo Servico Escola de Psicologia (SEP) do Centro Universitario Metodista do IPA. O projeto Atelie de Contos foi aplicado durante os anos de 2010 e 2011, e a estrutura dos atendimentos dava-se primeiramente com a contacao de historias (contos de fadas) para, posteriormente, as criancas desenharem e dramatizarem o conto. O setting foi montado com uma cortina, um tapete magico e almofadas, representando um ambiente acolhedor e aconchegante que oportunizou o brincar, acao que muitas vezes nao e oferecida livremente em ambientes educacionais ou mesmo em suas casas. A linha teorica que embasa este trabalho e a Psicanalise, sendo esta relevante no estudo de elaboracoes psiquicas e escuta de elementos do inconsciente de individuos em sofrimento. Durante a pesquisa, foram utilizados instrumentos como HTP (House-Tree-Person), fabulas e analises das sessoes de atendimentos do grupo terapeutico. Os resultados comprovaram a importância da utilizacao dos contos como facilitadores no processo de criatividade e crescimento psiquico das criancas, a partir da fantasia e da imaginacao. Levando-se em conta o que foi observado, os contos tem grande importância na elaboracao de conflitos, na promocao de saude mental e no processo de socializacao, bem como na interferencia na formacao subjetiva.

Referência(s)