
Reflexões sobre o sucesso da alfabetização: a escola e o contexto cultural de Poço das Antas, Rio Grande do Sul
2001; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 9 Linguagem: Português
ISSN
2236-3459
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEsse estudo apresenta algumas reflexoes referentes ao sucesso da alfabetizacao do municipio de Poco das Antas/RS, o qual, segundo o Fundo das Nacoes Unidas para a Infância (Unicef), lidera o ranking dos municipios brasileiros com elevados indices de alfabetizacao. A aproximacao entre os Estudos de Alfabetismo, os Estudos Culturais e os Estudos Teuto-brasileiros possibilitou-me problematizar a suposicao de que, pela aquisicao de urna das suas variedades - o alfabetismo escolar - toma-se possivel resolver tanto os problemas individuais quanto os sociais. Tais estudos, tambem, tomaram possivel construir algumas reflexoes considerando principalmente que os elevados indices de alfabetizacao se vinculam com os processos associados a cultura, a ideologia, a economia e a politica daquela comunidade, sendo, portanto, resultados de processos culturais. Palavras-chave: alfabetismo e processos culturais, historia da educacao, imigracao teuto-brasileira. Abstract This study present some reflections on the success of literacy in Poco das Antas, Rio Grande do Sul, which, according to Unicef, is at the top of the ranking of brazilian towns with high literacy rates. The proximity to Literacy Studies, Cultural Studies and Teuton-Brazilian Studies have made possible the assumption that through the acquisition of one of varieties, i. e school literacy, both individual and social problems may be solved. Such studies have also made possible the construction of some reflections considering mainly that the high literacy rates are connected with the processes linked to the culture, ideology, economy and politics in that community and, therefore, result form cultural processes. Keywords: literacy and cultural processes, history of education, teuton-brazilian immigration.
Referência(s)