
Práticas de ensino de leitura e escrita no Programa Alfa e Beto: entre estratégias e táticas
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 49; Issue: 35 Linguagem: Português
10.21680/1981-1802.2014v49n35id5906
ISSN1981-1802
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo tem o objetivo de analisar as práticas de ensino de leitura e escritade duas professoras que participavam do Programa Alfa e Beto e como essas práticasse relacionavam ou não com a proposta do Programa. Utilizamos, como procedimentosmetodológicos, a observação participante e a entrevista semiestruturada, cujos dadosforam analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que,apesar de as práticas das professoras serem organizadas em torno do livro didático doPrograma, elas (re)inventavam em seu cotidiano outras maneiras de fazer e acrescentavamoutras propostas e materiais que não correspondiam às prescrições a que estavamsubmetidas.
Referência(s)