Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Variação lingüística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental

2004; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572004000100005

ISSN

2175-3539

Autores

Sylvia Domingos Barrera, María Regina Maluf,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a influência da variação lingüística sobre a aquisição da linguagem escrita. Participaram da pesquisa 65 alunos de três classes da primeira série de uma escola pública de ensino fundamental. O material utilizado para avaliar o nível de variação lingüística das crianças foi aplicado no início do ano escolar. As provas utilizadas para avaliar os níveis de leitura e escrita foram aplicadas no início e final do ano letivo. A análise estatística mostrou correlação negativa significativa entre os níveis iniciais de variação lingüística e o desempenho final das crianças em leitura, sugerindo que a utilização de linguagem não-padrão pelos alunos pode dificultar o processo de alfabetização, sobretudo quando não trabalhada adequadamente pelas professoras. Os resultados obtidos sugerem a importância de uma efetiva difusão dos conhecimentos lingüísticos e sociolingüísticos, através dos cursos de formação de professores alfabetizadores.

Referência(s)
Altmetric
PlumX