Artigo Revisado por pares

IMPACTO DE VIZINHANÇA DE SHOPPING CENTERS NO RIO DE JANEIRO: UM MODELO DE ESTIMATIVA DE GERAÇÃO DE VIAGENS

2013; Urbana: Urban Affairs and Public Policy; Volume: 11; Issue: 38 Linguagem: Inglês

ISSN

2151-1896

Autores

Eduardo Pessoa de Andrade, Licino Da Silva Portugal,

Tópico(s)

Maritime Ports and Logistics

Resumo

Resumo As metodologias que estudam o impacto de vizinhanca deempreendimentos possuem como uma de suas principaisetapas a estimativa da geracao de viagens. Esse artigodescreve uma pesquisa realizada com shopping centers noRio de Janeiro (Brasil), cujo objetivo inicial era identificarsob quais circunstâncias deveria ser aplicado cada um dosmodelos de geracao de viagens encontrados na bibliografiaconsultada. Nesse processo, verificou-se que as previsoesdos modelos apresentavam valores diferentes daquelesobservados nos shoppings investigados. Desta forma,baseadas nos dados dessa pesquisa, novas equacoes deestimativa de geracao de viagens foram desenvolvidas,relacionando a “Area Bruta Locavel (ABL)” com o “Volumede Veiculos Produzido”. Tambem se encontrou correlacaoestatistica entre a ultima variavel citada com o numero devagas dos empreendimentos, mas o mesmo nao ocorreucom as variaveis referentes ao bairro no qual o empreendimentose localiza. ABSTRACT Trip generation estimates are among the most importantstages of methodologies analysing the impacts of enterpriseson their neighbourhoods. This paper describes a surveyof shopping centres in Rio de Janeiro (Brazil), whose initialpurpose was to identify the circumstances for applying eachof the trip generation models found in the researched bibliography.During this process, it became apparent thatthe forecasts in the models presented values different fromthose observed in the malls under analysis. Thus, based onthis survey data, new trip generation estimation equationswere developed, relating the Gross Leasable Area (GLA) tothe Vehicle Volumes Produced. Additionally, a statisticalcorrelation was found between the latter and the numberof parking slots offered by the malls, but this did not occurwith the variables for the neighbourhoods in which theyare located.

Referência(s)