Artigo Produção Nacional

TRAIÇÃO & TRAIÇÕES DOI: 10.5216/lep.v14il.23962

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/lep.v14i1.34365

ISSN

2358-1042

Autores

Maria Aparecida Conti,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Propomos, neste trabalho, discutir sobre o tema “traicao”, presente na obra de teatro “Calabar, o elogio da traicao” de Chico Buarque e Ruy Guerra, sob a perspectiva da Analise do Discurso de linha francesa. Para atingirmos este proposito observamos as colagens existentes na obra. A abertura do texto “Elogio da Loucura” (1509), que critica a corrupcao eclesiastica, o dogmatismo da filosofia escolastica e a supersticao por meio de uma aparente critica da razao, escrito por Erasmo de Roterda, filsofo do seculo V, e empregado por hico Buarue e Ru uerra, por meio da tecnica de colagem, no texto “Calabar, o elogio da traicao” para criticar o comportamento social diante das evidencias, no caso, da omissao ante a repressao imposta pelo governo ditatorial. Essa apropriacao se configuraria em uma traicao, nao fosse a ressemantizacao que essa colagem (e outras) adquirem ao serem inseridas na obra de teatro.

Referência(s)
Altmetric
PlumX