
Modalizações nas posições subjetivas durante o ato de escrever
2008; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 24 Linguagem: Português
10.11606/issn.1981-1624.v13i24p98-121
ISSN1981-1624
AutoresCláudia Rosa Riolfi, Mical de Melo Marcelino Magalhães,
Tópico(s)Linguistics and Discourse Analysis
ResumoEscrito na articulação entre Lingüística, Psicanálise e Educação, o objeto do trabalho é o agenciamento da singularidade em textos escritos na escola. Demonstraram-se quatro modalizações deste agenciamento: (1) Sujeito esmagado pelos restos metonímicos do discurso do Outro; (2) Sujeito limitado a testemunhar sua alienação ao Outro cultural; (3) Sujeito que agencia as demandas da cultura escolar e uma ética própria; e (4) Subjetividade agenciada em tal grau que permite a construção de metáforas criativas. Para concluir, postulou-se que, na direção de uma escrita criativa, quem ensina a escrever precisa funcionar como uma " prótese" , suprindo funções ausentes no início do percurso.
Referência(s)