Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Por favor, chamem a professora! Relato de uma Experiência Clínica

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 40; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/2175-623644720

ISSN

2175-6236

Autores

Nadja Nara Barbosa Pinheiro, Maria Vitória Mamede Maia,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

O artigo propõe uma reflexão sobre a possibilidade do encontro com os conceitos teóricos psicanalíticos, na universidade, seja capaz de provocar certo mal-estar, em alguns alunos, diante do qual um pedido de ajuda pode ser endereçado aos professores de psicanálise. Em resposta, cientes de que, como professores, não respondemos do lugar do analista, acreditamos, entretanto, que devemos nos posicionar desde o lugar da psicanálise. Objetivando sustentar tal posicionamento, um episódio em que uma aluna da graduação se tranca em uma das salas da universidade chamando por sua professora será tomado como o exemplo paradigmático de uma experiência que se configurou como clínica para além dos domínios de um processo analítico.

Referência(s)