
O Impacto da Atividade Lúdica no Desempenho de Alunos que Cursam a Disciplina “Perícia Contábil” em Cursos de Graduação em Contabilidade Oferecidos por IES da Grande Florianópolis - SC
2010; Volume: 21; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2317-6806
AutoresBernadete Limongi, Marco Antônio Bisca Miguel,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO presente estudo tem como principal objetivo avaliar o impacto da atividade ludica “baralho de pericia contabil” (bp) no desempenho de alunos que cursam a disciplina Pericia Contabil (dpc) em cursos de graduacao em Contabilidade oferecidos por Instituicoes de Ensino Superior (IES) da Grande Florianopolis. A pesquisa tem carater descritivo com abordagem predominantemente quantitativa e com auxilio da abordagem qualitativiva para analise dos dados. Nela se aplicou a logica indutiva, atraves da analise estatistica descritiva dos dados obtidos por questionarios junto aos professores das IES e aos alunos da dpc; a estes ultimos aplicou-se ainda o teste estatistico t . Os resultados junto aos professores demonstraram que: (i) o ensino das principais etapas e/ou fases de um processo judicial ocorre na maioria das IES (86%); (ii) o ensino das principais atividades do perito do juizo e do assistente tecnico e realizado em todas as IES; (iii) para 66,67% dos professores os problemas na dpc estao relacionados as dificuldades dos alunos com a area de direito. Ja os resultados da aplicacao do bp junto aos alunos demonstraram que: (a) houve aumento do desempenho medio dos alunos nas tres IES; (b) apenas os resultados da primeira IES permitiram a rejeicao da hipotese inicial H 0 , isto e, os resultados probabilisticos indicam que, em media, o desempenho dos alunos da primeira IES aumentou apos terem jogado com o bp. Conclui-se que, pelo fato do tamanho da amostra da terceira IES e da segunda ser muito pequeno, faz-se necessaria a realizacao de novas aplicacoes do jogo bp com a finalidade de confirmar os resultados encontrados.
Referência(s)