Potencialidades e Desafios da Modalidade Semipresencial
2008; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14590
ISSN1679-1916
AutoresSílvia de Castro Bertagnolli, Sidnei Renato Silveira, Elisandra Nunes Moreira, Lauren Aparecida Barcelos Sanches,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoA modalidade semipresencial, autorizada pela Portaria 4059/2004, estabelece que até 20% da carga horária total de cursos de Graduação reconhecidos possa ser utilizada ematividades a distância. No Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), essa modalidade foi introduzida nos currículos dos cursos de Graduação a partir de 2003. O uso da modalidade de ensino semipresencial distingue-se da modalidade a distância e da presencial em muitos aspectos. Logo, as disciplinas que fazem parte dessa modalidade possuem uma avaliação diferenciada, que permite identificar as potencialidades e as fragilidades da modalidade como um todo. O foco deste artigo é o relato das potencialidades identificadas na avaliação das disciplinas semipresenciais dos diversos cursos de Graduação do UniRitter, sugerindo-se abordagens pedagógicas para minimizar as dificuldades e resistências encontradas, com relação ao uso da Tecnologiada Informação.
Referência(s)