Multirreferencialidade e produção do conhecimento: diferentes histórias de aprendizagens...

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 32; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1981-1802

Autores

Joaquim Gonçalves Barbosa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A opcao foi apresentar a multirreferencialidade atraves das aprendizagens produzidas por tres mestrandos considerando suas historias de vida e de formacao. Foram selecionados graduados em Filosofia, Psicologia e Fisica. O filosofo propoe pensar o “homem-sujeito” tirando-o das “sombras” onde ate entao se encontra “preso pelos saberes ditos cientifico-humanistas”. A psicologa compreende “a importância de se ter uma escuta sensivel” possibilitando a “leitura das entrelinhas, do que esta implicito, fazendo surgir uma acao criadora”. Para a fisica a multirreferencialidade se apresenta como “um avanco revolucionario para as teorias educacionais como foi o impacto ocorrido na Fisica, quando do surgimento das teorias da relatividade e da quântica”. Trata-se de tres formacoes distintas; tres historias de vida e, por fim, tres aproximacoes singulares da abordagem multirreferencial tendo em comum o questionamento profundo sobre os alicerces da ciencia.

Referência(s)