
Turismo rural pedagógico sob a perspectiva da multifuncionalidade da agricultura: experiências no sul do Brasil
2014; Instituto de Investigación Social y Turismo; Volume: 12; Issue: 3 Linguagem: Português
10.25145/j.pasos.2014.12.043
ISSN2529-959X
AutoresÂngela Luciane Klein, Marcelino de Souza,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar alguns resultados de uma investigação científica, cujo principal objetivo consistiu em analisar as atividades de turismo rural pedagógico como prática educativa a ser desenvolvida em complemento ao ensino escolar, com base em duas experiências empíricas desenvolvidas no sul do Brasil: O Roteiro "Caminhos Rurais" de Porto Alegre (RS) e o Projeto de Turismo "Viva Ciranda", em Joinville (SC).Metodologicamente, utilizou -se a revisão da literatura, a observação das atividades propostas e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 11 agricultores, donos das propriedades e 22 professores, que visitaram essas propriedades.Conclui -se que o turismo rural pedagógico desempenha importante função socioeducativa, contribuindo para a aprendizagem das crianças e a valorização dos saberes e fazeres dos agricultores.
Referência(s)