Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Filosofia da ciência e ensino da ciência: uma analogia

2001; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1516-73132001000200003

ISSN

1980-850X

Autores

Alberto Villani,

Tópico(s)

Educational Strategies and Epistemologies

Resumo

Neste trabalho, inicialmente explicitaremos nossa compreensão do debate entre Kuhn, Popper, Lakatos e Feyerabend na Conferencia Internacional sobre Filosofia da Ciência (1965), delineando as diferenças nas posições de nossos filósofos. Em seguida apresentaremos um quadro das posições sobre o ensino de ciências, assim como nos parecem caracterizar os último 30 anos de pesquisas na área. Finalmente tentaremos uma aproximação dos dois campos, procurando salientar as implicações que a problemática filosófica teve e tem para uma maior compreensão do ensino de ciências e matemática.

Referência(s)