Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Gênero, raça, desigualdades e políticas de ação afirmativa no ensino superior

2015; Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília; Issue: 16 Linguagem: Português

10.1590/0103-335220151603

ISSN

2178-4884

Autores

Paula Cristina da Silva Barreto,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O artigo trata da interação entre as dimensões de gênero e raça das desigualdades e as políticas de ação afirmativa no ensino superior. Na primeira sessão, apresenta uma síntese dos resultados de pesquisas sobre a situação de negros e brancos, e homens e mulheres, no ensino superior. Em seguida, comenta sobre as políticas de ação afirmativa criadas no Brasil, principalmente, nesse nível educacional. Na seção seguinte, apresenta as evidências produzidas através de pesquisa empírica realizada sobre a distribuição de homens e mulheres na categoria docente da Universidade Federal da Bahia. Nas conclusões, são tecidas considerações sobre a interface e as tensões existentes entre as dimensões raciais e de gênero das desigualdades, tratando, especificamente, das instituições brasileiras de ensino superior.

Referência(s)