Leitura: a literatura infantil e juvenil hoje
2014; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 8; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
1982-5625
AutoresDenise Almeida Silva, Silvia Niederauer,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoPensar em leitura requer cuidado e atencao, pois nela centram-se inumeras potencialidades de reflexao e discussao: O que ler? Como ler? Por que ler? A lista de indagacoes e quase ilimitada em um mundo de internet rapida, fugacidade de tempo, globalizacao, e tantos outros instrumentos que os dias de hoje nos apresenta. Diversas sao as maneiras de se ler o mundo e, por extensao, lermos a nos mesmos. Movido pela curiosidade, estabelece-se o pacto silencioso entre autor e leitor: o que cria o universo ficcional o traduz em verdade possivel aos olhos de quem le; quem le, participa efetivamente desta “mentira/verdade” de tal maneira que vive o lido como se realidade fosse. E e ai que esta a grande chave da descoberta do mundo da leitura: as historias passam a fazer parte do leitor, que inicia a ‘viagem’, percurso estatico geograficamente falando, mas de experiencia vivida, que ultrapassa a ilusao vertida nas palavras que compoem o texto.
Referência(s)