O CONHECIMENTO NA ACÇÃO: INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA SOBRE ARTE, APRENDIZAGEM CULTURAL E EDUCAÇÃO ARTÍSTICA BASEADA NA PRÁTICA

2011; Volume: 11; Issue: 23 Linguagem: Português

10.31496/rpd.v11i23.216

ISSN

1519-0919

Autores

Anabela Moura,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

E confiado ao Estado Portugues a promocao da democratizacao da cultura e ao sistema escolar a funcao essencial de contribuir para a compreensao e preservacao do patrimonio e a educacao patrimonial e uma componente importante da Educacao Artistica em Portugal. Este artigo explora estrategias utilizadas por estudantes de arte de diferentes cursos em projectos supervisionados pelo Departamento de Comunicacao e Expressoes Artisticas, da Escola Superior de Educacao, do Instituto Politecnico de Viana do Castelo, Portugal. Os projectos aqui descritos tiveram as seguintes finalidades: (1) reflectir sobre educacao artistica e patrimonial atraves de revisao de literatura (predominantemente Anglo-Saxonica); (2) desenvolver uma pratica reflexiva; e (3) utilizar os principios fundamentais da investigacao educativa. No final apresentam-se algumas conclusoes e implicacoes para a integracao da cultura na educacao e para um desenvolvimento sustentavel. Palavras-chave: Arte. Parimonio. Aprendizagem Cultural. Educacao Artistica

Referência(s)
Altmetric
PlumX