DISCIPLINA, CONTROLE SOCIAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM BREVE ESTUDO À LUZ DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT
2011; Issue: 7 Linguagem: Português
10.36311/1983-2192.2011.v7n7.1674
ISSN1983-2192
AutoresPriscila Aparecida Silva Cruz, Silvane Aparecida de Freitas,
Tópico(s)Brazilian Legal Issues
ResumoNosso intuito neste artigo é apresentar as análises de Foucault referentes à formação da sociedade disciplinar, no sentido de favorecer o entendimento do funcionamento das suas formas de vigilância e punição em nossa sociedade, sendo o foco principal, a escola e suas relações de controle e vigilância. A pesquisa bibliográfica, ora realizada, tem como referencial teórico Michel Foucault e outros autores que avaliam a questão do poder disciplinar na formação da instituição escolar moderna. As reflexões sobre os resultados desta pesquisa bibliográfica visam a melhor compreensão dos mecanismos de exercício do poder disciplinar, frequentemente, utilizados na Instituição Escolar e permitem inferir como esses mecanismos exercem o controle social, político e ideológico no contexto da uma sociedade como a atual, atravessada por interesses diversos e quase sempre contraditórios.
Referência(s)