
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA NEUROANATOMIA
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresMiriam Lúcia Nóbrega Carneiro, Luciana Maria de Morais Martins Soares, Iara Fialho Moreira, Gladir Pereira de Araújo, Sophia Stephanie de Lima Bazílio,
Tópico(s)Evasion and Academic Success Factors
ResumoINTRODUCAO: O ensino da neuroanatomia tem sido integrado a diversos cursos da chamada Ciencias da Saude. Nao obstante, cada curso apresenta uma singular importância no que diz respeito ao aprendizado desta ciencia ampla que e considerada por muitos de dificil aprendizado. Ultimamente nao so a macroscopia e estrutura, mas tambem aspectos relacionados a funcao tem sido abordados neste componente curricular, o que promove uma aproximacao da teoria a pratica, porem, muitas vezes, ocasiona uma sobrecarga de estudos neste componente. Este trabalho tem como objetivo socializar o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na neuroanatomia. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Trata-se de um relato de experiencia vivenciada durante as monitorias da referida disciplina, com discentes dos cursos de fisioterapia e fonoaudiologia do UNIPE. Ao longo do semestre foram desenvolvidos e utilizados alguns jogos educativos como estrategias de aprendizado, a exemplo de um jogo de tabuleiro sobre a medula espinal, onde os alunos para alcancarem a chegada e concluirem o jogo, deveriam responder corretamente aos questionarios abordados no tabuleiro; um jogo da memoria dos nervos cranianos onde uma carta continha a imagem do nervo e a outra as informacoes do mesmo; alem de um quebra-cabeca do cerebelo de nove pecas que deveriam agrupar-se para obter a imagem completa do lobos cerebelares. IMPACTOS: Observou-se, ao longo do semestre, que os alunos responderam de maneira positiva a aplicacao dos jogos e que grande parte dos discentes se mostraram mais dedicados diante das monitorias com o uso das metodologias ativas em relacao a aquelas onde os jogos nao foram utilizados. Com esta metodologia os alunos tinham a oportunidade de aprender e tirar as suas duvidas de uma forma ludica, de modo que tanto o desempenho dos alunos, quanto o desempenho do proprio monitor foram otimizados. Muitos se referiram como sendo uma forma divertida de trocar informacoes e aprender mais sobre a disciplina. CONSIDERACOES FINAIS: Diante da experiencia vivenciada e de acordo com a opiniao dos discentes participantes da pesquisa, acredita-se que as metodologias ativas se mostram como uma forte aliada para diminuir os indices de reprovacao e reter melhor a atencao dos alunos garantindo um melhor processo de ensino e aprendizagem.
Referência(s)