Artigo Produção Nacional

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA NEUROANATOMIA

2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Miriam Lúcia Nóbrega Carneiro, Luciana Maria de Morais Martins Soares, Iara Fialho Moreira, Gladir Pereira de Araújo, Sophia Stephanie de Lima Bazílio,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

INTRODUCAO: O ensino da neuroanatomia tem sido integrado a diversos cursos da chamada Ciencias da Saude. Nao obstante, cada curso apresenta uma singular importância no que diz respeito ao aprendizado desta ciencia ampla que e considerada por muitos de dificil aprendizado. Ultimamente nao so a macroscopia e estrutura, mas tambem aspectos relacionados a funcao tem sido abordados neste componente curricular, o que promove uma aproximacao da teoria a pratica, porem, muitas vezes, ocasiona uma sobrecarga de estudos neste componente. Este trabalho tem como objetivo socializar o uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem na neuroanatomia. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: Trata-se de um relato de experiencia vivenciada durante as monitorias da referida disciplina, com discentes dos cursos de fisioterapia e fonoaudiologia do UNIPE. Ao longo do semestre foram desenvolvidos e utilizados alguns jogos educativos como estrategias de aprendizado, a exemplo de um jogo de tabuleiro sobre a medula espinal, onde os alunos para alcancarem a chegada e concluirem o jogo, deveriam responder corretamente aos questionarios abordados no tabuleiro; um jogo da memoria dos nervos cranianos onde uma carta continha a imagem do nervo e a outra as informacoes do mesmo; alem de um quebra-cabeca do cerebelo de nove pecas que deveriam agrupar-se para obter a imagem completa do lobos cerebelares. IMPACTOS: Observou-se, ao longo do semestre, que os alunos responderam de maneira positiva a aplicacao dos jogos e que grande parte dos discentes se mostraram mais dedicados diante das monitorias com o uso das metodologias ativas em relacao a aquelas onde os jogos nao foram utilizados. Com esta metodologia os alunos tinham a oportunidade de aprender e tirar as suas duvidas de uma forma ludica, de modo que tanto o desempenho dos alunos, quanto o desempenho do proprio monitor foram otimizados. Muitos se referiram como sendo uma forma divertida de trocar informacoes e aprender mais sobre a disciplina. CONSIDERACOES FINAIS: Diante da experiencia vivenciada e de acordo com a opiniao dos discentes participantes da pesquisa, acredita-se que as metodologias ativas se mostram como uma forte aliada para diminuir os indices de reprovacao e reter melhor a atencao dos alunos garantindo um melhor processo de ensino e aprendizagem.

Referência(s)