Redes de Cooperação: Motivação X Satisfação na Rede Super Útil de Supermercados de Passo Fundo/RS/Brasil
2011; Faculdade Meridional IMED; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18256/2237-7956/raimed.v1n1p123-146
ISSN2237-7956
AutoresLuciana Maria Crestani, A.G. Souza, Alissa Bilhar, Bárbara Cristina de Melo Bordin, Manuela Rösing Agostini,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam o micro e pequeno empresário a associar-se em uma rede de cooperação como alternativa competitiva. Também foi avaliado o grau de satisfação e de competitividade dos associados frente as atitudes e ao cotidiano da rede. O estudo foi realizado na Rede Super Útil de Supermercados da cidade de Passo Fundo – Rio Grande do Sul. A pesquisa metodológica foi exploratória-descritiva combinada e questionário quantitativo aplicado nos 15 supermercados. Os resultados apontam que a Rede Super Útil pode ser classificada com uma rede horizontal e que o fator de maior influência da adesão de novos associados é o marketing conjunto e as compras coletivas, estes dois fatores aumentam o poder de barganha em uma rede.
Referência(s)