É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança
2006; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v1i2.167
ISSN2237-9983
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
Resumo<p align="left">O autor estabelece uma diferença entre educação integral e educação em tempo integral. A educação integral, além de contemplar o ser humano de forma integrada e integradora, pressupõe a diversidade dos espaços educativos como conceito fundamental para o envolvimento e responsabilidade de toda a sociedade na formação das novas gerações. Mesmo distintas, a educação de tempo integral pode ser um bom caminho para atingir a educação integral. O autor destaca que o poder público, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada têm apresentado possibilidades inovadoras para que as novas gerações aprendam “a conhecer, a fazer, a conviver, a ser”. A criação de espaços para troca de experiências entre educadores é uma importante estratégia para que haja apropriação de ideias bem sucedidas. A Fundação Itaú Social tem vivências ricas e inovadoras na ampliação de espaços educativos. Por exemplo, o Programa Educação e Participação busca concretizar a educação integral por meio do Prêmio Itaú-Unicef e do Projeto Gestores de Aprendizagem. O Prêmio Unicef estimula o trabalho de ONGs em parceria com a escola pública, desenvolvendo ações socioeducativas. O projeto Gestores de Aprendizagem tem como objetivo contribuir para a integração de ações intersetoriais com vistas à proteção e educação das crianças e adolescentes.</p>
Referência(s)