Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Desafios do trabalho docente: mudança ou repetição

2006; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14291

ISSN

1679-1916

Autores

Elisabeth Diefenthaeler Krahe, Liane Margarida, Rockenbach Tarouco, Mary Lúcia Pedroso Konrath,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A partir de uma conceituação teórica realizada com base nosautores TARDIF & LESSARD, ALARCÃO e MORAN apresentam-se alguns resultados de pesquisas desenvolvidas por um grupo de pesquisadoras sobre o trabalho docente, expondo alguns desafios enfrentados no cotidiano destes profissionais a partir do uso das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC). Pretende-se também falar sobre as estratégiaspedagógicas que são planejadas e usadas por professores no uso destes recursos, analisando se estas práticas se diferenciam ou repetem o ensino tradicional através do uso de recursos tecnológicos mais antigos e conhecidos destes profissionais, tais como: quadro-negro, livros impressos, etc. O artigo pretende levantar reflexões sobre como afinal está sendo o uso dos computadores e laboratório de informática nas escolas.

Referência(s)