Artigo Revisado por pares

CINEJORNALISMO, PADRÕES DE RECEPÇÃO E ASPECTOS FORMAIS DO ESTRANGEIRO NO FILME THE PASSENGER

2007; Universidad de Medellín, Sello Editorial; Volume: 5; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

2248-4086

Autores

Júlio César Lobo,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Esse ensaio busca revelar e discutir procedimentos narrativos utilizados no filme The Passenger (Italia/Franca, 1975), dirigido por Michelangelo Antonioni, procedimentos esses que produzem a desarticulacao de generos ou subgeneros(thriller, road-movie e reportagem investigativa), e que produzem uma critica a uma certa objetividade jornalistica . Esse filme, em sua primeira parte , aproxima-se tematicamente de outras obras contemporâneas, que tem o correspondente estrangeiro como protagonista, cobrindo principalmente gue-rras e guerrilhas no Terceiro Mundo, mas, em sua segunda parte , ele se articula na direcao de um cinema reflexivo. Nossa abordagem se estrutura numa ponte intertextual entre a proposta de uma sociologia do estrangeiro , como se apresenta em G. Simmel, e as contribuicoes dos Estudos Culturais para a analise do audiovisual contemporâneo.

Referência(s)