Artigo Produção Nacional

METODOLOGIA DE ENSINO COM ÊNFASE NO EXERCÍCIO DA SOCIALIZAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DISCURSIVA A PARTIR DO GÊNERO BIOGRÁFICO

2014; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.25110/educere.v12i2.2012.4779

ISSN

1982-1123

Autores

Átima Clemente Alves Zuanon, Ofélia Maria Imaculada, Ângela Maria Garcia,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Objetivou-se relatar a aplicacao de uma metodologia de ensino com enfase na socializacao e na construcao discursiva a partir do genero biografico. O trabalho foi realizado no Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Vicosa e envolveu tres areas do conhecimento. As praticas foram desenvolvidas com 160 alunos da primeira serie do Ensino Medio, distribuidos aleatoriamente em 40 grupos, cada um com quatro individuos. Para possibilitar a integracao dos alunos com os demais agentes da escola, a cada grupo foram atribuidas tarefas comuns de exercicio da socializacao: estudo e producao de textos discursivos a partir do genero biografico; coleta de dados ou informacoes por meio de entrevistas orientadas; registros de textos e fotografias; e, finalmente, a construcao de um mural “O dia de todos da escola”. Os resultados do trabalho na escola confirmam que uma proposta metodologica que tenha como objetivo central gerar oportunidade de conhecer os demais agentes da escola por meio do exercicio da socializacao e da compreensao acerca do comportamento social humano no trabalho contribui para a formacao critica e integral do individuo. A capacidade dos alunos de se organizar e construir suas proprias estrategias de aprendizagem, sob a orientacao dos mediadores/facilitadores, contribui para a formacao de um individuo mais seguro, facilitando a pratica do dialogo em ambientes externos a sala de aula. A postura apresentada pelos alunos no decorrer da tarefa sugere que a aplicacao de estrategias de ensino interdisciplinares e que exijam dos discentes a socializacao, estimulando seu interesse pelo outro no ambiente escolar pode trazer bons resultados em diversas esferas do conhecimento. Ha necessidade de criacao de dispositivos de atendimento extraclasse para os alunos, com o planejamento de atividades bem orientadas, a fim de fomentar sua presenca em grupos sistematizados de trabalho; e a pratica do exercicio da reflexao sobre suas acoes pedagogicas cotidianas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX