Artigo Produção Nacional

AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO "ESTADO DA ARTE" EM EDUCAÇÃO

2006; Linguagem: Português

Autores

Joana Paulin Romanowski, Romilda Teodora Ens,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente texto tem o proposito de discutir os procedimentos e limites dos estudos denominados de “Estado da arte”. Ao apresentar reflexoes a partir de estudos realizados pelas autoras, com participacoes em grupos de pesquisa sobre estado da arte com o tema formacao de professores, pretende-se trazer, para o debate, as contribuicoes dessa modalidade de pesquisa. Neste sentido, inclui alguns dos caminhos que os estudos e as pesquisas sobre o mapeamento de formacao de professores vem tomando e indicacoes metodologicas para a realizacao desta modalidade de pesquisa. A realizacao de estados da arte possibilita a efetivacao de balanco da pesquisa de uma determinada area. Na area de formacao de professores os estudos realizados apontam a ampliacao na ultima decada do interesse pelo tema. Destaca-se que este tipo de estudo, usual em outros paises, foi ampliado na ultima decada no Brasil, com a realizacao de estados da arte tais como os desenvolvidos pelo INEP. A dificuldade de acesso aos textos de periodicos, teses e dissertacoes torna a investigacao morosa, constituindo-se num dos complicadores de sua realizacao.

Referência(s)