
Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural
2008; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1983-3482
AutoresMichelle Regina da Natividade, Maria Chalfin Coutinho, Andréa Vieira Zanella,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoNeste artigo discute-se o uso do desenho como procedimento complementar a entrevista em pesquisas com criancas. Esta discussao foi baseada em uma pesquisa que investigou os sentidos do trabalho atribuidos por criancas de 7 a 8 anos de idade, com a utilizacao do desenho como recurso. O desenho infantil e compreendido, a luz da perspectiva historico-cultural em psicologia, como forma de linguagem na qual se expressa e constitui a imaginacao criadora do ser humano. Para a analise dos resultados, sob esse enfoque, e importante considerar tanto o processo de desenhar, as condicoes de sua producao – que necessariamente requerem o olhar para as relacoes entre pesquisador e sujeito da pesquisa – quanto o produto final. Isto porque o desenho expressa significados compartilhados socialmente, porem os sentidos que o autor/crianca atribui ao desenho produzido somente podem ser compreendidos com as explicacoes da crianca sobre o que produziu. Por meio da verbalizacao sobre o desenho e que se podem obter informacoes significativas sobre o contexto historico-cultural em que a crianca vive e como o significa. Palavras-chave: desenho infantil, pesquisa, perspectiva historico-cultural.
Referência(s)