Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação, verdade e valor: diálogo com Nietzsche

2013; Volume: 27; Issue: 53 Linguagem: Português

10.14393/revedfil.issn.0102-6801.v27n53a2013-p137a160

ISSN

1982-596X

Autores

Thabata Franco de Oliveira, Vera Teresa Valdemarin,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo sistematiza reflexões sobre alguns dilemas da educação contemporânea, principalmente aqueles que prescindem de um horizonte de verdade e de valor, base fundamental e justificativa para a instauração da escola moderna. Tais reflexões estão ancoradas em textos de Friedrich Nietzsche que discutem a dissolução da metafísica, aqui considerada como um dos elementos de desestabilização do repertório simbólico da instituição escolar. Propõe-se, ao final, a recuperação do ato interpretativo como alternativa ao esvaziamento dos conceitos de verdade e de valor e o reconhecimento do diálogo como lugar privilegiado para a aproximação com a verdade provisória e circunstancial. Palavras-chave: verdade e valor; Nietzsche; educação contemporânea; filosofia da educação.ReferênciasAZEREDO, Vania Dutra de. Nietzsche e a dissolução da moral. São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003.BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.BORBA, Siomara; VALDEMARIN, Vera Teresa. A construção teórica do real - uma questão para a produção do conhecimento em educação. Currículo sem Fronteiras. Rio de Janeiro, v. 10, n. 2, p. 23-37, Jul./Dez. 2010.CHARTIER, Anne-Marie. Escola, culturas e saberes. In: XAVIER et al. (Org.). Escola, cultura e saberes. Rio de Janeiro: FGV, 2005.CHAUÍ, M. S. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2000.DIAS, Rosa Maria. Nietzsche educador. São Paulo: Scipione, 2003.FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.LARROSA, Jorge. Nietzsche e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.MARTON, Scarlet. Nietzsche, filósofo da suspeita. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; São Paulo: Casa do Saber, 2010.MELO SOBRINHO, Noéli Correia. Friedrich Nietzsche: perspectivismo e superação da metafísica. Comum, Rio de Janeiro, v. 9, n. 22, p. 1-208, Jan/Jun. 2004.NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Obras incompletas. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Col. Os pensadores).______. A gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.______. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia da Letras, 1998.______. O nascimento da tragédia e Acerca da verdade e da mentira. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.OLIVEIRA, Thabata Franco de. Valor e verdade em Nietzsche e os dilemas 160 da educação contemporânea. 2011. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) - Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Araraquara, 2011.PRADO JR, Bento. Leitura e interrogação: uma aula de 1966. In: MATTOS, Franklin (Org.). A retórica de Rousseau e outros ensaios. São Paulo: Cosacnaify, 2008.______. A educação depois de 68, ou cem anos de ilusão. In: Alguns ensaios. Filosofia, literatura, psicanálise. São Paulo: Max Limonad, 1985.______. Poesia reunida. São Paulo: Arx, 1991.RATTO, Cleber. Compulsão à comunicação: ensaios de ética, educação e silêncio. 2008. 185 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica, do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.ROCHA, Silvia Pimenta Velloso. Os abismos da suspeita: Nietzsche e o perspectivismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003.SENNETT, Richard. A corrosão do caráter: as consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2005.SEVERINO, Antonio Joaquim. A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.3, p. 619-634, Set./Dez. 2006.SOUZA, Antonio Candido de Melo e. O portador. In: NIETZSCHE, F. Obras incompletas. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Col. Os pensadores).VALDEMARIN, Vera Teresa. As vicissitudes da cultura escolar e dos desafios filosófico-educacionais na contemporaneidade. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 153-164, Abril. 2008.VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.Data de registro:30/08/2011Data de aceite:02/05/2012

Referência(s)
Altmetric
PlumX