Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Os Programas da TV Escola e a Educação Especial: possibilidades de formação contínua de professores do ensino fundamental

2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2318-4051

Autores

Rosangela Vargas Cassola,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Objetivamos identificar a potencialidade de utilizacao da TV Escola na formacao continua de professores que trabalham com alunos que apresentam necessidades especiais. A coleta de dados ocorreu em duas fases: inicialmente usamos como instrumento um questionario com trinta e quatro questoes abertas e fechadas. Em seguida realizamos uma entrevista e procedemos a utilizacao da Tecnica de Grupo Focal em seis encontros presenciais. Os dados revelam que os professores desconhecem os Programas da Serie Educacao Especial da TV Escola, bem como o conceito de deficiencia mental e indicam que e possivel usar a TV Escola como meio de formacao continua desde que considerados tres aspectos: 1) aspectos organizacionais da escola; 2) questoes profissionais de formacao docente e 3) politicas de implantacao da TV Escola.

Referência(s)