
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ABORDAGEM E PERCEPÇÃO DO ECOSSISTEMA MANGUEZAL
2012; Volume: 29; Linguagem: Português
10.14295/remea.v29i0.2793
ISSN2318-4884
AutoresRossana Barros Cardoso, Tiago Augusto Lima Cardoso, Maria de Fátima Camarotti,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoOs manguezais sao ecossistemas costeiros de transicao entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das mares. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inumeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as percepcoes sobre o meio ambiente e o ecossistema manguezal de alunos e professores de uma escola da cidade de Bayeux, Paraiba. Foram desenvolvidas oficinas pedagogicas junto aos alunos, e o aprendizado foi avaliado aplicando-se questionarios antes e depois das oficinas. Questionarios tambem foram aplicados aos professores para investigar seu conhecimento acerca do tema. Os resultados mostraram que sao necessarias intervencoes mais duradouras no espaco escolar para que ocorra uma aprendizagem satisfatoria em relacao ao tema proposto, no entanto considera-se que o desenvolvimento das atividades sobre o ecossistema manguezal contribuiu para a sensibilizacao dos alunos e professores da escola estudada.
Referência(s)