Artigo Produção Nacional

Técnicas computacionais para o jogo de Xadrez

2006; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Linguagem: Português

ISSN

2317-2193

Autores

Cyntia M. Abreu, Iury N. Lazoski, Paulo E. D. Pinto e Eduardo R. Waghabi,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

O desenvolvimento de jogos de xadrez por computador ('motores' de xadrez) sempre exerceu grande atracao publica e academica, principalmente pela intrigante questao relacionada a maquinas 'pensantes'. O objetivo inicial de construir programas que pudessem vencer humanos nesse jogo ja foi alcancado, mas o interesse cientifico no tema continua pois a area constitui-se um laboratorio de pesquisa de algoritmos e solucoes, que sao utilzadas em muitos outros campos. O presente trabalho descreve varias tecnicas computacionais aplicaveis a geracao de jogos de xadrez. Ilustra tambem muitas dessas tecnicas atraves do ICE, um 'motor' desenvolvido com objetivos didaticos, mas que atingiu um nivel de jogo mais que 'razoavel'.

Referência(s)