
Videoclipe em tempos de reconfigurações
2009; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 16; Issue: 39 Linguagem: Português
10.15448/1980-3729.2009.39.5841
ISSN1980-3729
AutoresMarildo José Nercolini, Ariane Diniz Holzbach,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoDesde sua origem na década de 1970, o videoclipe tem sido definido como um gênero eminentemente televisivo, que encontrou nos canais musicais, como a MTV, o seu principal veículo. Recentemente, porém, essa situação começou a modificar-se. Principalmente a partir do advento do Youtube, a internet tem se transformado em veículo fundamental para a divulgação dos videoclipes. Este trabalho se propõe a discutir o modo como esta mudança de circuito tem provocado modificações na produção, na estética e na própria audiência dos videoclipes. Para buscar entender a situação e apontar algumas de suas decorrências, analisamos os videoclipes de NX Zero, grupo de rock brasileiro, que tem na internet um suporte significativo de divulgação de seu trabalho.
Referência(s)