Artigo Revisado por pares

A fotografia publicitária no Brasil e a contribuição da obra do fotógrafo Chico Albuquerque

2011; Universidad de Manizales; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português

10.34019/1981-4070.2011.v5.20910

ISSN

2619-6174

Autores

Renata Voss Chagas,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Abordagem do uso da fotografia na publicidade brasileira e de como esse recurso visual se insere no decorrer da historia. Estudo dos generos absorvidos pela publicidade e de como essa fotografia e instaurada como recurso visual de grande impacto por ser percebida como representacao de uma suposta realidade. Para isso, nos detemos na obra de Chico Albuquerque, um dos primeiros fotografos publicitarios a atuar no Brasil, o qual acreditamos ter uma parcela de contribuicao para o desenvolvimento dessa linguagem no pais. Tendo como aporte teorico os procedimentos analiticos da imagem publicitaria, examinamos algumas de suas fotografias de acordo com a estrutura abordada por Umberto Eco (1968). Por fim, percebemos que o modo como Chico Albuquerque compreende a fotografia na publicidade traz contribuicoes como a contextualizacao do produto na representacao fotografica e um refinamento visual atraves da iluminacao e composicao utilizadas.

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